Variedades desde Porto Alegre e Lisboa…

Estereótipos, preconceitos e hábitos

Os estereótipos são os lugares comuns do discurso, o que todo mundo diz, o que todo mundo sabe. Algo é um estereótipo quando convoca mecanicamente o assentimento, quando é imediatamente compreendido, quando quase não há nem o que dizer. E grande é o poder dos estereótipos, tão evidentes e tão convincentes ao mesmo tempo. Os preconceitos são os tópicos da moral, o que todo mundo valoriza igualmente, as formas do dever que se impõe como óbvias e indubitáveis. E grande é também o poder dos preconceitos. Os hábitos são os automatismos da conduta. O que se impõe em relação à forma de conduzir-se. Os procedimentos que fabricam os estereótipos de nosso discurso, os preconceitos de nossa moral e os hábitos de nossa maneira de conduzir-nos nos mostram que somos menos livres do que pensamos quando falamos, julgamos ou fazemos coisas. Mas nos mostram também sua contingência. E a possibilidade de falar de outro modo, de julgar de outro modo, de conduzir-nos de outra maneira. (LARROSA, 1994, p.83-84).

REFERÊNCIA:
LARROSA, Jorge. Tenologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.

7 Respostas

  1. ED

    Uma coisa está ligada à outra, mas nem sequer nos damos conta.
    Tudo ficou muito bem explicado.
    Até mais,

    14 março, 2007 às 3:17 pm

  2. Eiu ja tinha feito um comentario nesse post,,pq nao apareceu????

    14 março, 2007 às 7:22 pm

  3. vipoa2002

    oi ed: é sim, os três estão interligados, pois os preconceitos amarram-se aos estereótipos (tipo: as louras são burras, ou os nordestinos são preguiçosos, ou seja associar uma imagem à um conceito prévio…) e aos hábitos, que mostram indivíduos que pouco se transformam, recorrendo, inevitavelmente, aos “automatismos na conduta”.
    abs, valeu pela visita!

    chawca: desculpe, mas deve ter ocorrido algum erro no wordpress então. realmente, não sei, mas tb já perdi uma resposta que fiz num dos comentários.
    abs!!!

    15 março, 2007 às 8:00 pm

  4. ah obrigada pela visita 🙂

    18 março, 2007 às 4:48 am

  5. Sem posts novos???

    26 março, 2007 às 8:45 pm

  6. Cada frase dessa citação é tão profunda que daria pra escrever um artigo inteiro com cada uma…

    8 abril, 2007 às 4:56 pm

  7. Nossa, mas isso pode render um discurso filosófico e tanto! Hahahaha!!!!

    Beijos e fiquei muito feliz em saber que você e seu namorado curtiram o texto.

    11 maio, 2007 às 5:28 am

Deixe um comentário